Saiba como escolher o terreno para construir sua casa – parte 3

Nas partes um e dois desta série de artigos sobre a escolha do terreno para construir sua casa, entendemos a necessidade de avaliarmos algumas questões antes da decisão de adquirir o terreno e avaliamos os itens de localização, orientação, forma do lote, infra estrutura e zoneamento.
Dando continuidade à análise, nesta terceira e última parte da série, avaliaremos as questões de topografia e arborização, tipo de solo e sondagem e assessoria técnica e projeto.

Topografia e Arborização

Para qualquer tipo de terreno, é fortemente recomendável contratar um levantamento topográfico para garantir que as dimensões e medidas do terreno estejam conforme a escritura e garantir a correta implantação da edificação no lote.
Entretanto, em terrenos em aclive ou declive muito acentuado, o levantamento se torna indispensável. Com o levantamento, você terá certeza do relevo e da posição exata dos elementos naturais e construídos.
Verifique, também, a existência de elementos naturais no terreno, aproveitando, sempre que possível, esses recursos. Córregos, lâminas d’água, árvores, tal como pedras de grande porte devem ser mantidas, pois poderão gerar soluções interessantes no projeto de sua casa e/ou jardim.

Terrenos Planos

São em geral mais caros, porém mesmo com uma área menor possuem melhor aproveitamento e construção bem menos dispendiosa, pois você poderá economizar na terraplenagem e nas fundações.
Alguns terrenos planos, que ficam abaixo do nível da rua ou próximos a rios ou várzeas, podem apresentar problemas com inundações. Neste caso, cuidados especiais com a drenagem e até mesmo aterros podem onerar o custo da construção.

Terrenos em aclive e declive

Nos terrenos em aclive a construção fica acima do nível da rua. Nos terrenos em declive a construção fica abaixo do nível da rua.

Artigos  Saiba como escolher o terreno para construir sua casa – parte 3

Esquema gráfico mostrando terrenos em aclive e declive usando como exemplo a corte da Casa de Carmem Portinho do Arquiteto Affonso Eduardo Reidy que usou pilotis respeitando a topografia do terreno, liberando o solo para a drenagem e ventilação. Fonte: Desenvolvido por Otala Arquitetura e Urbanismo

 

Esses terrenos são em geral de menor custo, entretanto, podem significar uma construção bem mais dispendiosa. Gastos com levantamento topográfico, sondagem, terraplenagem, muros de arrimo e pavimentos sobre pilotis serão prováveis de ocorrer. Porém, em certos casos, o investimento nestes lotes pode ser compensado pela vista panorâmica, pela maior privacidade em relação aos vizinhos e por projetos mais criativos e dinâmicos.
Pessoas de mais idade ou com mobilidade reduzida devem evitar terrenos em aclive ou declive, que em geral, implicam na obrigatória utilização de escadas.

Tipos de Solo e Sondagem

Você deve em um primeiro momento fazer observações no local para ter uma ideia básica do tipo de solo do seu terreno. O tipo de solo afeta diretamente o tipo de fundação que será utilizado na construção e isso irá alterar o valor da obra. A utilização inadequada de uma fundação implica, no mínimo, em paredes rachadas.
Verifique se na proximidade do terreno existe alguma erosão no solo, algum desmoronamento, ou mesmo alguma rocha em iminência de deslizamento. Você deve se preocupar com a possibilidade de ser um terreno instável, seja por aterro ou pela presença de lençol freático.
Estas avaliações não são suficientes. Para que você esteja seguro, contrate uma sondagem, que lhe dará uma noção sobre o tipo de solo do seu terreno e a fundação mais indicada.

Assessoria Técnica e Projeto

Todas essas dicas são para que você possa, com alguma autonomia e mais segurança, escolher um terreno. Contudo o melhor, antes da compra, é contratar um profissional do ramo – arquiteto urbanista ou engenheiro – que possa lhe dar um parecer técnico a respeito de sua escolha.
O acompanhamento técnico, desde o primeiro momento, evitará gastos desnecessários com o refazimento ou com atrasos muitas vezes causados pela falta de planejamento orçamento e de projetos adequados.