Ventilação natural reduz o consumo de energia elétrica em Shopping Centers
Os empreendedores e administradores de Shopping Centers, ao elegerem determinados ambientes para serem climatizados sem o uso de recursos de refrigeração e de exaustão de ar mecânicos, precisam conhecer as reais possibilidades de economia do custo operacional e dos resultados.
Os Malls e as Praças de Alimentação e de Eventos são exemplos de ambientes cobertos que demandam elevadas cargas de refrigeração e de exaustão mecânicas. Porém, em benefícios dos empreendedores, são passíveis de serem ventilados naturalmente com garantia de conforto térmico.
Adotar modelos arquitetônicos projetados para países de clima frio, incompatíveis com o clima tropical brasileiro, obriga o uso de sistemas ativos de climatização, em climas onde isso não é essencial.
O uso de claraboia de vidro, por exemplo, traz um desconforto térmico para os usuários implicando na redução substancial das vendas. Isto demanda ações corretivas, em geral, com o uso de ar condicionado de alto custo energético para o empreendedor.
Mas soluções de menor custo geram resultados de sucesso.
Um case de sucesso com o uso de sistema de ventilação natural foi projetado para o Mall da expansão do Recreio Shopping – Rio de Janeiro. O projeto foi capaz de promover o conforto ambiental térmico para os usuários do Shopping e, ao mesmo tempo, reduzir gastos com o consumo de energia elétrica, possibilitando um menor custo do valor do condomínio para os lojistas.
1| Modelo “Open Mall” – conforto térmico no clima tropical
O Recreio Shopping dá início às suas atividades em novembro de 1997, com cerca de 18 mil metros quadrados de área bruta locável. O partido adotado visou promover um ar “praiano” ao empreendimento, com ambientes não climatizados com sistema de ar condicionado – permeáveis à luz natural, à incidência direta dos raios solares, aos ventos e à chuva através de aberturas nas lajes da cobertura e de clarabóias envidraçadas.
A primeira consultoria em Conforto Ambiental, em 2008, fez uma análise do modelo arquitetônico da edificação e identificou duas principais problemas do insucesso do modelo “Open Mall” em promover o conforto térmico aos seus usuários.
1º Problema
As grandes aberturas nas lajes da cobertura e dos Malls fazem com que a temperatura do ar interior se equiparem à do exterior, além de promover redução substancial na velocidade do ar no interior da edificação.
2º Problema
As coberturas com claraboias envidraçadas promovem a incidência da radiação solar direta, agravando ainda mais a elevação da temperatura.
Cabe ressaltar que as claraboias de vidro, enquanto altamente refletoras, também contribuem para o agravamento de problemas sonoros em Praças de Alimentação.
3º Problema
O desconforto lumínico provocado pelo contraste entre áreas ensolaradas e sombreadas.
2| Adicione valor ao seu empreendimento com o conforto térmico
iluminar + sombrear + ventilar
A consultoria de Conforto Ambiental para o Shopping Recreio, em 2008, atuou de forma corretiva com a implantação de um sistema de coberturas em Membrana Têxtil Tensionada em formato de abóbada, sobre os vãos descobertos, possibilitando a redução da radiação térmica incidente e a transmissão da luz de forma difusa, promovendo conforto térmico e lumínico aos usuários.
A redução dos vãos próximos à cobertura, juntamente com a incidência dos ventos dominantes, exercem um diferencial de pressão interna, fazendo com que o ar aquecido no interior da edificação ascenda e seja removido, favorecendo o aumento da velocidade da renovação de ar interno. Este efeito é acentuado com o aumento da tomada de ar do exterior, através de novas aberturas criadas em pontos estratégicos.
3| Inclua o conforto térmico no projeto do empreendimento
iluminar + sombrear + ventilar
O sucesso da intervenção nos Malls motiva uma nova consultoria, em 2013, não mais corretiva, mas conceptiva, em paralelo ao desenvolvimento do projeto de arquitetura com vistas à expansão de 5 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL).
Um novo conceito é adotado para a cobertura devido à orientação distinta da nova edificação – uma Membrana Têxtil Tensionada, modular, em formato cônico, cujo desempenho relativo à ventilação natural, se faz de forma similar à cobertura em formato de abóbada.
Diferencia-se da anterior pelo vão de exaustão formado pela secção do cone, protegido por uma calota responsável pela criação do diferencial de pressão e pela proteção contra a incidência de águas pluviais.
Negligenciar o conforto térmico, lumínico e acústico em Malls equivale a entregar os clientes em potencial e os habituais à concorrência, cujas soluções de conforto para o ambiente não medem desperdícios energéticos, ajustando uma arquitetura de clima frio ao nosso tropical.
SOL + VIDRO = alto custo operacional com AR CONDICIONADO
Seja desde a concepção da arquitetura de um novo empreendimento ou a partir de uma edificação existente que demanda de soluções corretivas, o empreendedor de visão deve apostar nas técnicas de Conforto Ambiental através de métodos passivos e deixar que os recursos naturais se encarregam de suprimir uma fração significativa dos gastos com o consumo de energia elétrica.
Desde 1997, a Otala têm atuado junto aos Shopping Centers buscando otimizar as condições de conforto térmico, lumínico e acústico, em atendimento à satisfação de bem estar de seus clientes e seus usuários. Estamos certos de que podemos contribuir para o sucesso ainda maior do seu empreendimento.