Glossário

Águas pluviais

Todas as águas provenientes de chuvas provenientes dos telhados e do terreno. A coleta dessas águas é chamada esgoto pluvial (AP), que sempre deve ser feita, afim de evitar deslizamentos e/ou erosão do solo.

Boca de lobo

Abertura usada nas sarjetas ou meios-fios, para permitir o escoamento de águas pluviais, em longos trechos.

Bueiro

Abertura por onde escoam as águas pluviais, que pode ser natural ou construído. 2. caixa e grelha de ferro fundido, que é colocada sob a sarjeta ou calçada para o escoamento das águas pluviais. 3. Abertura com tampa de fero usada para visita da tubulação de esgoto.

Desapropriação

Quando um ato governamental retira uma propriedade particular, geralmente, em função de projetos de urbanização ou por falta de pagamento de impostos.

Drenagem

O sistema de drenagem, em linhas gerais, consiste na instalação de um sistema de tubos perfurados, que são colocados a uma determinada profundidade que permita o escoamento da água excedente no solo.

Erosão

Processo de desgaste do solo, que pode ser feito, pelos mares, rios, chuvas, ventos ou geleiras. Além do empobrecimento do solo, a erosão pode causar grandes problemas de desmoronamento.

Esgoto sanitário

Coleta das águas servidas, de lavagem (ralos de piso, máquinas de lavar, etc), de cozinhas (ralos de cubas e de máquinas de lavar pratos) e do esgoto sanitário em si (vasos sanitários).

Fossa séptica

Estrutura feita em concreto ou em alvenaria que permite que o material orgânico proveniente do esgoto sanitário seja transformado em material inorgânico. As fossas são usadas em locais que não possuem rede de esgoto, as mais comuns são chamadas de fossas sépticas.

Fundação

Conjunto de estacas e sapatas responsável pela sustentação da obra. As fundações estão diretamente relacionadas com as características do solo. É o terreno que definirá o tipo de fundação e o respectivo dimensionamento necessário. Uma mesma casa poderá ter fundações diferentes dependendo de sua implantação e os tipos de solo encontrados no terreno, comumente acontece com a presença de rochas. As fundações podem ser diretas (rasas) ou Indiretas (profundas).

Gabarito

Altura máxima que pode ter um edifício, regulamentada pela legislação urbanística.

Levantamento topográfico

Também chamado levantamento planialtimétrico. É o processo que consiste na medição de ângulos e curvas de nível de um terreno, representando em planta baixa e cortes sua configuração física (medidas) e os principais elementos presentes (construções, árvores de grande porte, rios, pedras, etc.).

Muro de arrimo

Estrutura feita em concreto armado para conter o impulso de terras, quando é feito um corte no terreno.

Pilar

Elemento vertical estrutural, de seção quadrada ou retangular, que sustenta a construção. É ele que recebe as cargas das lajes e vigas transmitindo-a às fundações. A estrutura da construção por pilares, lajes e vigas. Quando a seção é circular ele é chamado de coluna.

Pilotis

Pilar ou coluna que fica aparente no pavimento térreo, muito comum na arquitetura moderna dos anos 60.

Poço artesiano

Perfuração feita no terreno, para obter água potável do subsolo (lençol freático), através de bombeamento.

Projeto de alinhamento aprovado (PAA)

Também conhecido como PA (projeto de alinhamento), é um instrumento de intervenção urbanística. Sua função principal visa ao planejamento e à implantação das vias e demais áreas públicas de uma cidade.

Recuo

Faixa de terreno pertencente a um lote privado e contígua à via que não pode ser edificada. Possibilita o alargamento da via ou da calçada conforme o previsto em projeto de alinhamento aprovado (PAA) de acordo com as posturas municipais. Os recuos variam conforme o local, podendo até variar ao longo de uma mesma via pública.

Sondagem

A sondagem é um processo de exploração do subsolo por meio de perfurações feitas no terreno, verificando a natureza geológica do solo (argiloso mole, argiloso compacto, arenoso, etc.), suas diversas camadas, espessuras e inclinação e a presença de lençóis freáticos.

Terraplenagem

Chamamos de terraplenagem ao conjunto de operações de escavação, transporte, depósito, compactação e consolidação de terras, necessárias à preparação de um terreno para a construção. Pode ser manual, com emprego de ferramentas comuns ou mecanizado.

Terreno de Marinha

Terreno que está situado na costa marítima (continental ou insular), nas margens do rios, lagos e lagoas, até 33m de distância, desde a posição da medida média da preamar do ano de 1831, tomado horizontalmente em direção à terra, em locais onde se faz sentir a influência das marés.

Tombamento

Instrumento normativo destinado à preservação de bens imóveis e móveis considerados de valor histórico, artístico ou cultural, utilizado por órgãos federais, estaduais ou municipais.

Ventilação cruzada

Quando os vãos (janelas e portas) de um ambiente são colocados em paredes opostas ou adjacentes, no sentido dos ventos locais, permitindo a entrada e saída do ar, facilitando a circulação e higienização.